24 de junho de 2010

Eu nasci em 1982, ano de copa do mundo. Com certeza meus pais estavam ligados na TV, e minha participação deve ter sido no máximo um bom e estridente choro para tirá-los de lá =D

Em 1986, a copa foi no México, início do reinado Maradona e fim da era Platini (quem precisa de google qd se tem um namorido VICIADO em copa). Com 4 aninhos não tenho nenhuma lembrança. Memória fraca essa minha.

1990, Copa da Itália, essa é minha primeira lembrança de Copa. E infelizmente não é das melhores. Esse mundial me fez aprender a não gostar da Argentina. Não tem nada haver com a rivalidade do futebol, nem tampouco com o “malcaratismo” do Maradona, o que marcou mesmo foi ver meu pai chorando no fim do jogo. O que acontecia naquele momento fez meu grande herói chorar e aquilo me doeu em algum lugar, e a culpa era da Argentina – Pronto decretei guerra aos “hermanos”.

1994 foi o ano do 4º título mundial, depois de um longo jejum de vitórias todos os brasileiros esperam ansiosos pela vitória, até hoje fico arrepiada quando o ouço o Galvão gritar “É teeeeeeeeetra” (ops essa é minha primeira lembrança do Galvão). Romário se tornou meu ídolo. E a comemoração veio em grande estilo... Estava de férias na casa dos meus primos preferidos, fomos para rua gritar, pular e dançar e depois saímos em carreata pendurados na janela do carro (salve responsabilidade. Ah! Quem liga: “sai que é suuuuua Tafareeeeeel”).

O Mundial de 1998 nós não levamos, maldita França, mas essa copa foi a que mais me diverti. Eu tinha vários novos amigos, e resolvemos enfeitar a rua, pintar meio-fio e assistir no salão de festas do condomínio, claro que sentar perto do mocinho que fazia meu coração acelerar e abraçá-lo em cada gol garantiu ao meu coração adolescente uma carga extra de adrenalina. As comemorações posteriores eram todas em uma pracinha e a curtição não tinha hora pra acabar. Na final o Brasil perdeu, mas mesmo assim teve festa. Estranho né!

Copa do Japão 2002. Nessa eu dormi em alguns jogos. Não achei tão emocionante acordar de madrugada (bleeeee eu durmo mesmo). Mas a final rendeu uma boa festa, um novo título. E o Brasil passava a ter 5 estrelas! UAU!

Copa da Alemanha 2006, copa da cerveja, do salsichão, do Adeus ao Bussunda e da vergonha de ver o Roberto Carlos arrumando a P$@#& da meia. No campo pessoal UMA ZONA! Solteira e SOZINHA (porque uma coisa é bem diferente da outra)... Os jogos foram um em cada lugar, um em cada grupo de amigos... Sabe alguém que vai a todo lugar e não se acha em nenhum. Era Eu e a seleção. A gente simplesmente não se achou. Todos (eu e o jogadores) nos achávamos estrelas demais para compartilhar com os demais, resultado escolhas demais gols de menos!

Nem me lembro em que fase saímos (assopra ai namorido), sei que o melhor foi justamente o último jogo, tudo bem que o Brasil perdeu, mas era aniversário de um amigo (Ric marido da Aninha), e nós curamos toda a mágoa de ser eliminado tomando toooooda e qualquer coisa alcoólica que tínhamos. Provavelmente o dia em que fiquei mais bêbada em toooooda a minha vida. Caira valeu ai pelo chocolate no meio da madrugada (glicose ou morte)...

Enfim chegamos à atualidade. Copa 2010. África! E Ganso, Pato e Neimar? Ok eu sei já passamos da fase de falar sobre a esdrúxula escalação desse técnico mal humorado e estúpido. Mas depois daquela estréia tensa da seleção entendi o que namorido quis dizer com “é preciso experiência para segurar o peso da camisa”...

A vida mudou, “casei” e futebol e copa tem dominado minha vida TV! Namorido tirou férias para assistir a TODOS os jogos da Copa. Sem contar que ele é uma enciclopédia de Copa ambulante (e linda e que eu amo)... Pela primeira vez estou acompanhando uma Copa do Mundo, detalhes, polêmicas, estatísticas. Sou obrigada convidada a assistir todos os documentários, reportagens, programas esportivos e mesas redondas quadradas, triangulares e hexagonais da TV (aberta e fechada – shavuska)... Apesar da overdose de futebol é bom e diferente curtir por esse ângulo.

Essa é minha oitava Copa, e pela primeira vez ouço falar por ai que ela está chata, tudo bem que a vuvuzela leva grande mérito. A dente de leite Jabulani também não é muito quista. Os times estão “retranqueiros”, a Argentina também é favorita e a maior goleada da Copa foi em um time do qual ganhamos suado! Massss enfim Copa chata mesmo só se o Brasil sair né (é cruz é cruz é cruz).

Sexta estarei a postos (sei lá onde), com minha blusinha e meu coração verde amarelo! (com ou sem emprego E TENHO DITO!)

Um comentário:

Carol Textor disse...

Adoro COPA, tbm tô assistindo tudo.
Mas ainda super acho coisa de país subdesenvolvido essa parada de todos os órgãos públicos e empresas pararem de trabalhar na hora dos jogos. Isso não é um país sério, já dizia o general De Gaulle (sim, da França kkkk). Mas clarrroooo que brasileira q sou, quero mais é aproveitar essa mordomia e tomar todas qdo deveria estar ajudando a economia do país.